segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Paraíba se destaca no turismo rural


Com paisagens naturais exuberantes, num cenário composto também por cachoeiras, trilhas ecológicas e cidades históricas com prédios tombados, o interior da Paraíba é um dos quatro lugares do Nordeste com maior potencial para o turismo rural, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur). Nos últimos quatro anos, o turismo rural cresceu em torno de 30% e se expandiu pelas regiões do Brejo, Cariri e Agreste.
Durante o lançamento da 8ª edição da Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), sexta-feira (17), no restaurante Mororó, os organizadores da feira, que será realizada de 30 de agosto e 1º de setembro, disseram que o evento espera movimentar R$ 2 milhões em negócios. Com o tema “Um Novo Olhar para o Turismo no Espaço Rural - Investimentos e Produção”, a 8ª Ruraltur reunirá 40 expositores e espera uma visitação de cinco mil pessoas.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, para fomentar o desenvolvimento da interiorização do turismo no Estado, novos roteiros estão sendo projetados. Ele disse que está sendo elaborado um roteiro chamado “Volta das Ligas Camponesas”, que irá integrar municípios do Brejo paraibano.

Além disso, o secretário enfatizou que a região do Cariri também deverá ser contemplada com um novo roteiro. “Temos que aproveitar o nosso potencial turístico rural e, para isso, é preciso haver a criação de oportunidades para promoção e venda dos destinos. O Estado está focado nesse sentido e vai investir para mais para desenvolver as potencialidades do interior”, destacou Feliciano.
Apesar do cenário de crescimento, a interiorização do turismo ainda enfrenta ‘gargalos’ para sua promoção, sobretudo, na região do Sertão do Estado, onde o setor ainda precisa de estímulo.

Daniel Motta - Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário