quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estiagem deve se prolongar por mais um trimestre, prevê INPE



Foto: Roberto Lima
A estiagem - que afeta mais de 1,5 milhão de paraibanos de 127 cidades - deve se prolongar pelos próximos três meses. É o que afirma o climatologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Lincoln Muniz Alves. 

Ele explica que com base nas últimas previsões, está ocorrendo uma instabilidade climática no Oceano Pacífico, o que sugere possível manifestação do fenômeno La Niña, com redução das probabilidades de chuva no Nordeste por mais um trimestre. No Sertão, moradores de Bonito de Santa Fé protestaram pedindo fechamento da comporta do açude que abastece a cidade.

Segundo o climatologista, as previsões são feitas por períodos sazonais por especialistas do CPTEC-INPE. No relatório climático deste mês a previsão de consenso para o trimestre dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 (DJF/2013) continua indicando maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para grande parte do Nordeste e extremo leste da Região Norte. A previsão ainda indica que as temperaturas podem variar entre normal e acima da normal em áreas do Nordeste, como resultado da maior probabilidade de estiagem prevista para o trimestre.

Daniel Motta - Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário